quinta-feira, 17 de agosto de 2017

As Primeiras Mestras



As Primeiras Mestras

              Entre os primeiros educadores, podemos destacar duas abnegadas professoras e poetisas:
              Maria Carolina Wanderley Caldas (Sinhazinha Wanderley), autora de ladainhas e poesias, além do hino oficial da escola e também o do Assú. Por mais de 40 anos lecionou nesta escola. Nunca casou. No entanto, considerava-se mãe de muitos filhos, pois tinha os seus alunos como tal, dedicando-lhes afeição maternal que, certa vez, assim se expressou: “A escola é meu conforto, os meus alunos são os meus filhos e por mais ingratos que me pareçam não deixo de querer-lhes bem”. Sinhazinha Wanderley faleceu em Assú, aos 78 anos de idade no dia 20 de setembro de 1954.
              A segunda mestra é Maria Carolina Wanderley (Carolina Wanderley) – Irmã paterna de Sinhazinha Wanderley. Grande poetisa, colaborou com diversos jornais em Assú e em Natal. Feminista por convicção ideológica, fundou a revista feminina Via Láctea e publicou dois livros: Alma em Versos (1919) e Rimário Infantil (1926).
              Carolina Wanderley é uma imortal da literatura. Foi quem primeiro ocupou a Cadeira nº 06 da Academia Norteriograndense de Letras, cujo patrono é seu pai Dr. Luiz Carlos Lins Wanderley.
FONTE – BLOG DA ESCOLA TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
NO BRASIL, A PESSOA HONESTA SOFRE PERSEGUIÇÕES EM TODOS OS ASPECTOS, TANTO PELA SOCIEDADE COMO POR PARTE DE NOSSAS AUTORIDADES; SE ASSIM CONTINUAR, O SER HUMANO NUM FUTURO BEM PRÓXIMO PAGARÁ UM PREÇO MUITO ALTO. ESTAMOS CAMINHANDO NUM BECO SEM SAÍDA E LOGO CHEGAREMOS NO PAREDÃO FINAL, OU SEJA, O FIM DO SER HUMANO, COM MUITA DOR E SOFRIMENTO